segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Levitas





LEVITA


Números 8:14 E separarás os levitas do meio dos filhos de Israel, para que os levitas sejam meus”.
Deuteronômio 12:19Guarda-te, que não desampares ao levita todos os teus dias na terra”.


           Quando o povo de Israel saiu do Egito e caminhavam para a terra prometida, Deus havia planejado como a nação em sua futura herança, haveria de viver e servi-lo ali. No livro de Números 3:13 Deus diz para Moisés separar para Ele todo primogênito, desde o homem até o animal, os animais para o sacrifício e os homens para o trabalho do serviço do Senhor. Deus via Israel como seu filho primogênito (Ex. 4:22) Ele poupou os primogênitos de Israel na Páscoa, mas exterminou os filhos primogênitos do Egito. (Ex. 11: 1 – 7; 12:29, 30) Por esse motivo, todo primogênito do sexo masculino em Israel, humano ou animal, pertencia ao Senhor. (Ex. 13:1, 2, 11 – 13; 22:29, 30; 34:19, 20; Lc. 2:7, 22, 23).

A Nação toda de Israel devia ser um “reino de sacerdotes” (Ex. 19:5-6) diante de Deus, sendo que o Senhor nomeou um sacerdócio especial para ajudar o povo a obedecer à sua lei e dar testemunho de sua bondade. Os levitas eram a dádiva de Deus aos sacerdotes, substitutos dos primogênitos de Israel que já pertenciam a Deus. Os levitas faziam para o Senhor e para os sacerdotes o serviço que os filhos primogênitos deveriam realizar, pois os levitas ministravam no lugar deles.

Na sua sabedoria Deus escolheu homens da tribo de Levi para fazer o trabalho de culto e de cuidar do Tabernáculo e depois cuidar do templo, eles davam tempo integral não tinham herança, o Senhor era a herança deles, mas nas terras conquistadas por cada tribo, Deus ordenou que cidades fossem separadas para eles.

Como sobreviviam? O povo entregava seus dízimos e ofertas para manter o Tabernáculo e depois o templo e estas ofertas eram destinadas aos levitas, aqueles que Deus chamou para dar tempo integral.

Deus faz advertência “não despreze os levitas” porque eles pertencem a Ele, não despreze, não esqueça que eles precisam do olhar do povo e das ofertas para eles.

Depois da obra redentora de Cristo, como Israel nós também somos um “reino de sacerdotes” Pedro afirma isto na sua Primeira carta.

1 Pedro 2:9Mas vos sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

 Sacerdócio real, nação santa” e dentre nós, aprouve a Deus chamar:  homens e mulheres para o ministério de tempo integral que cuidam das coisas espirituais para o crescimento da Igreja que é o corpo de Cristo.

Podemos chamar de levitas, missionários e pastores que dedicam suas vidas para o cuidado da obra do Senhor, são os levitas depois que a igreja foi formada.

Os pastores têm as igrejas que pastoreiam, cuidam, realizando visitas para os membros delas, também estando presentes nos hospitais, trazendo uma palavra de ânimo para os enfermos e outros tipos de visitas dependendo do seu contexto. Ele prepara as mensagens para os cristãos, nos cultos e dias da semana onde ele dá o ensino doutrinário, e leva um certo tempo para este preparo que, se por acaso ele estivesse num trabalho secular, seria complicado o preparo de um bom estudo. A forma correta ordenada pela Bíblia é que ele seja sustentado pela igreja através dos dízimos e ofertas arrecadados.

Os missionários, por sua vez, podem realizar seu ministério como alguém que recebeu um chamado especial para implantar novas igrejas, saindo da sua igreja local e realizando um trabalho evangelístico, alcançando vidas em localidades onde a igreja local não tem condições de estar presente, por ser o local distante, até mesmo em outro estado ou pais.
Os missionários podem fazer seu trabalho em organizações para eclesiásticas que ajudam a igreja a atender grupos peculiares como: as crianças APEC – ( Aliança Pró Evangelização das Crianças), índios (Novas Tribos), igreja perseguida (Portas Abertas),  MARANATA que prepara obreiros das igrejas, cuja finalidade é implantar igrejas nos países da América do Sul, África, Oriente. E também obreiros que participam de missões cujo objetivo é cuidar de outros obreiros que estão distantes de suas famílias, igrejas e países.
Algo temos que pensar, que neste número grande de levitas das igrejas, o plano de Deus para eles e para as igrejas é:
Missionários: foi Deus quem separou, foi Deus quem escolheu.
Igreja: Deus pede para não desamparar.

Ore pelos missionários e pastores, eles precisam do seu apoio, contribua com missionários, dando além do seu dízimo, ofertas segundo o que Deus tem colocado no seu coração.

Deus os abençoe

Pr. Carlos Roberto Arndt
Missionário da APEC




0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Apascenta meus Cordeiros. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.