I Samuel 17:34-35 “Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu sai após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. O teu servo matou o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. O Senhor me livrou das garras do leão e das do urso; ele me livrara das mãos deste filisteu”.
Um gigante estava diante do povo de Israel, eles precisavam de um milagre, precisavam de uma saída urgente, Golias afrontava o exército do Deus vivo, mas, ninguém tinha coragem de assumir a luta em nome do Deus vivo. Eu penso que faltava para o exército de Saul, na sua vida diária experiencias com Deus, assim como Davi teve, experiencias que provariam que Deus cuidaria daquele que fosse enfrentar o gigante assim como cuidou no dia a dia de Davi.
Foi essa a experiencia que Davi teve, talvez nunca tenha imaginado que enfrentaria um gigante, mas no seu dia a dia ele teve suas dificuldades, teve suas provações: um dia matou um leão, outro dia precisou levar as ovelhas para pastos verdejantes, numa outra ocasião precisou dar agua fresca para o rebanho, de vez em quando uma serpente precisava ser aniquilada para proteção de suas ovelhas e um dia tempestivo teve que matar um urso. Detalhe, ele nunca disse que foi ele quem derrotou o leão e o urso, mas sempre considerou que sua vida estava confiada nas mãos de Deus e que Deus havia livrado ele do leão e do urso e nunca murmurou das dificuldades no campo com suas ovelhas.
Jesus disse: Joao 6:33 “no mundo tereis aflições, mas tende bom animo Eu venci o mundo” no Salmos 34:19 “muitas são as aflições do justo, mas de todas o Senhor os livra”.
Sim as aflições podem ser “leão” e podem ser “urso”, se o cristão não cuidar pode ser esfacelado, mas ainda não é o gigante. O que pode ser um leão ou urso na vida de um cristão? Pode ser uma enfermidade, um problema conjugal, um problema financeiro, uma pandemia mundial, um mau relacionamento com filhos, com patrões, com empregados, uma perda inesperada de em ente muito próximo que pode mudar toda estrutura de uma vida familiar, enfim são experiências que acontecem com o cristão justamente para aproxima-lo do seu Salvador e Senhor e ver como Ele age nestas situações, elas nos fazem crescer, ter intimidade com o nosso Salvador e se Ele quiser devido as experiencias no dia a dia com Ele, confiando nEle de todo coração, vendo as aflições sendo apaziguadas, então veremos a queda do gigante. Ou pela oração ou de uma forma mais visível como Davi.
O gigante nada mais é do que o sistema que rege o mundo, Golias afrontou o exercito do Deus vivo, ele o sistema tem feito isso, tem afrontado o povo do Deus vivo, através de suas, ideias meticulosas, ideologia de gênero, abuso sexual de crianças, sequestro das mesmas, venda de órgãos, mercado negro de armas, drogas, injustiça com a população, falando em igualdade mas, agindo com desigualdade.
Lembra? “no mundo tereis aflições...” a pedra certeira já foi atirada e o gigante do sistema está caindo, Jesus disse “... Eu venci o mundo”. As lutas com os leões e ursos do nosso dia a dia, estão nos preparando para a queda do príncipe deste mundo, o que é preciso é ser gratos a Deus e vencer os leões de cada dia, para quando o cerco apertar, estarmos de cabeça erguida para ver a queda do gigante e subir com o nosso Deus que é vivo.
Deus abençoe
Pr. Carlos Roberto Arndt – Missionário da Aliança Pró Evangelização das Crianças (APEC)
0 comentários:
Postar um comentário