domingo, 19 de julho de 2020

O rei Manassés




2 Crônicas 33:1-20 “Tinha Manasses doze anos de idade quando começou a reinar e cinquenta e cinco anos reinou em Jerusalém. Fez o que era mau perante o Senhor, segundo as abominações dos gentios que o Senhor expulsara de suas possessões, de diante dos filhos de Israel...”.

O rei Manassés foi um dos piores reis que a nação de Judá teve. Ele chegou a queimar seus filhos como sacrifício a Moloque que era um deus dos amonitas, esse falso deus era adorado na terra de Canaã. O culto à Moloque ficou conhecido pelo sacrifício de crianças em honra ao ídolo.

Depois leia com calma o capítulo 33:1-20 do livro 2 Crônicas. Observe que o primeiro versículo diz que Manasses tinha 12 anos quando começou a reinar. Era um pré adolescente, ainda era criança na verdade. A Bíblia não diz como foi a educação de Manasses, mas diz quem foi seu pai  que era o rei Ezequias.

Ezequias fez tremendas reformas no reino de Judá, ele reabre o templo, traz os sacerdotes que estavam dispersos, restabelece o culto na casa de Deus (templo), celebra a Páscoa -  uma das festas mais importantes do povo de Israel e Judá, regula as oferta e contribuições para os sacerdotes e levitas, mas também é afrontado pelo rei da Assíria Senaqueribe. Deus lhe dá grande vitória, o mesmo não precisa ir ao campo de batalha, Deus providencia algo extraordinário, usou a vida do profeta Isaias para profetizar a vitória e você pode conferir estes acontecimentos lendo os capítulos 29 a 32 de 2 Crônicas. O rei Ezequias fica doente e recebe um recado de Isaías, Deus comunicava que o mesmo iria morrer, (2 Reis 20:1 e Isaías 38:1-8). Deus pede para ele colocar em ordem a sua casa, veja, aqui pode estar o problema. Ele realizou muitas boas ações, com os levitas e sacerdotes,  sim, muitas coisas que também privilegiaram a casa de Deus com bens materiais, que era sem dúvida necessário. Mas, esqueceu da sua família. Também podemos observar que o orgulho e a soberba encheram o coração do rei Ezequias. Ele se arrepende chora, clama por mais anos de vida e Deus lhe concede mais 15 anos. Possivelmente nesse período em que obteve a benção de mais anos de vida o rei Ezequias deve ter procurado instruir o seu filho nos caminhos do Senhor embora a Bíblia não deixa claro.

Quando Manassés completa seus doze anos começou a reinar Porém, tragicamente o fato e a realidade é que Manasses foi um rei que mais se afastou do Senhor e fez coisas abomináveis aos olhos do nosso Deus.

A responsabilidade de ensinar os filhos certamente é dos pais, se pelo menos um dos dois for cristão. Mas temos que admitir que a criança também tem a sua responsabilidade de querer ou não obedecer a princípios da Palavra do Senhor. Ezequias possivelmente ensinou seu filho embora eu retorno a dizer a Bíblia não deixa isso claro. Mas o fato é que Manassés viu e ouviu muitas coisas referentes a vida que seu pai teve com Deus e como foi usado para fazer reformas na casa do Senhor e essas experiencias poderiam mostrar a verdade de Deus para o menino.

Como filhos do Senhor precisamos cuidar para não viver na casa do Senhor e esquecer nossa casa. Você entende? Os dias são maus e o que me parece as influências levaram a Manasses tomar decisões completamente equivocadas. A Bíblia diz que ele fez o que era mau, segundo as abominações dos gentios, isto quer dizer que a influência dos gentios levaram a Manasses a errar.

Filho de crente não é crente, ele precisa reconhecer que é pecador e ter uma decisão real e viva com o perfeito filho de Deus, o Senhor Jesus. O fato de levar os filhos a igreja não quer dizer que serão salvos, isso é importantíssimo! Mas é preciso levá-los ao conhecimento de Cristo. Eles poderão entregar as suas vidas em casa ou na casa de Deus, podem decidir por Cristo com vocês que são pais como decidir na igreja com o pastor ou professor da Escola Bíblica Dominical - EBD.

O fato de tomarem a decisão por Cristo é fundamental, mas precisam viver para o Senhor. Jesus, a partir daí precisam de um acompanhamento de oração dos pais e dos seus professores espirituais.

As influências do mundo são tremendas, são variadas, são fortes e o mundo oferece - junto com o diabo - prazeres que podem tirá-los dos caminhos do Senhor se não forem bem instruídos.

Manassés ouviu falar do Deus de Judá de Israel, mas não teve experiencias profundas com esse Deus e optou por religiões profanas. Que eram abominações diante de Deus e este as desautorizavam.

As coisas que seu pai havia restabelecido ele destruiu e novamente construiu altares para outros deuses, os postes ídolos, que provavelmente era uma arvore adorada ou um ídolo feito do tronco de uma arvore. A exemplo da deusa Aserá, que era a deusa do mar no contexto bíblico. Ele praticou os ritos de: feitiçaria, adivinhação, necromancia e outros. Queimou seus filhos como sacrifício a Moloque, deus dos amonitas. adorou as estrelas, consultava mortos, enfim foi algo desastroso para ele e para a nação de Judá.

Cuide da casa do Senhor, mas não esqueça de sua casa. Às vezes deixamos os filhos, parentes, nossas crianças aos cuidados da televisão, internet, redes sociais e acabam recebendo influências que não são aprovadas por Deus. Se você perceber as novelas e filmes trazem o ensino do espiritismo, reencarnação, as vezes até feitiçaria e estas coisas entram sorrateiramente na mente delas e causam um estrago tremendo. É preciso saber o que elas estão assistindo nas redes sociais, nos programas de televisão, é preciso saber com quem elas estão conversando, com quem estão saindo, é necessário conversar, explicar, (não acusar), mas ensinar e viver conceitos da Palavra para que elas cresçam na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus.

Se tenho um trabalho com os pequenos na igreja ou em outro lugar, preciso pedir sabedoria e estar na direção do Espírito Santo para saber cuidar espiritualmente desse grupo.

Isaias 55:11 diz que a Palavra de Deus não volta vazia e que dará o fruto pelo qual ela foi designada. Foi o que aconteceu com Manasses, embora no início da sua vida ele decidiu pelo errado, no final, de uma forma muito dolorosa, ele volta para Deus. Foi levado como prisioneiro pelos príncipes da Assíria e ali, em outro país, preso com cadeias nas mãos e pés ele chorou clamou a Deus e se arrependeu dos seus erros e também por não ter ouvido os profetas que Deus lhe enviara para anunciar o castigo caso não houvesse mudança. Certamente ele lembrou das palavras de seu pai ou algum profeta na sua casa, lembrou-se de Deus e como filho prodigo se arrependeu profundamente dos seus atos. Como consequência do seu arrependimento, Deus o perdoou e lhe restituiu o reino.

Você sabe que intercessão é fundamental. Orar pelas crianças do seu Clube de Boas Novas, seus alunos de EBD e se tiver filhos interceder por eles é fundamental. A igreja que sou membro (Primeira Igreja Batista de Fortaleza) tem um grupo de mães chamado “Debora” o lema é Filhos de pé mães de joelho. Tome cuidado das suas crianças, elas podem e certamente receberão influências deste mundo mau cujo príncipe é o diabo. Ore por elas, viva o evangelho.

 A Palavra diz:

 Provérbios 22:06:Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.

Deus abençoe

Pr. Carlos Roberto Arndt – missionário da Aliança Pró Evangelização das Crianças (APEC)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Apascenta meus Cordeiros. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.