quarta-feira, 26 de agosto de 2020

BENAIA

 

2 Samuel 23:20,21

Também Benaia, filho de Joiada, filho de um homem valoroso de Cabzeel, grande em obras, este feriu dois fortes heróis de Moabe; e desceu ele, e feriu um leão no meio duma cova, no tempo da neve.
Também este feriu um egípcio, homem de respeito; e na mão do egípcio havia uma lança, porém ele desceu a ele com um cajado, e arrancou a lança da mão do egípcio, e com ela o matou.

Nas guerras, especialmente onde a tecnologia não era tão avançada, homens seguiam para as batalhas para enfrentar qualquer tipo de adversário fosse difícil ou não. Com grandes perspectivas de continuarem vivos e trazerem para sua pátria a conquista, a vitória.

Os homens que faziam parte do exército de Davi, lutavam em favor de um rei que amavam e a favor de uma nação que sabiam que era a menina dos olhos do Deus vivo e verdadeiro.

Sim, eram poucos os que tinham a audácia destes homens, poucos que demonstravam tanta confiança em Deus.

O versículo citado acima fala de Benaia, filho de Joiada que a Bíblia cita que era  homem audaz. Tinha valor e, acredito, deva ter passado para seu filho Benaia estes valores.

Benaia era um homem extraordinário, nasceu para servir no sacerdócio (I Cr. 27:5), mas que também serviu como valoroso soldado. Havia sacerdotes com funções de profetas, caso de Jeremias, Ezequiel e João Batista. Porém Benaia foi o único sacerdote citado que se tornou soldado, lutava bravamente e tinha extraordinárias vitórias.

O texto diz que ele feriu dois heróis de Moabe, o que é um Herói?  Aquele que se distingue por seu valor ou por suas ações, principalmente por feitos brilhantes durante a guerra. Aquele que é condecorado por suas ações corajosas, pelo seu caráter magnânimo, por comportamentos altruístas. Quem é capaz de suportar situações adversas sem se abater.”[1]

Você entende que este homem precisou de muita audácia e confiança para enfrentar estes soldados moabitas extraordinários, brilhantes e que conseguiam suportar situações atribuladas sem se abater?

Benaia enfrentou também um leão no tempo de neve talvez o pior dos inimigos. O leão tem uma força feroz e ainda no tempo de neve, onde a caça para este animal era insuficiente. O leão deveria estar com muita fome, acredito que pelo fato dele estar rondando vários apriscos talvez alguém tenha sugerido de se fazer uma cova que não era um local muito apropriado para a luta com este animal. Benaia foi e venceu.

Feriu um egípcio, homem de autoridade que trazia na sua mão uma espada. pode ser que este homem fosse como os de Moabe, mas Benaia o enfrentou com um cajado arrancando da mão do egípcio a sua espada e depois com a mesma o matou.

Olhando para os feitos de Benaia como você o qualificaria? Corajoso, fiel ao seu Deus e como consequência ao seu rei, amor para com seu Deus e também para com seu rei e com disposição de enfrentar batalhas impossíveis. Mas, em nome do Deus vivo ele creu que venceria. Quantas batalhas que Israel conquistou pela audácia, coragem deste homem. Quantos passaram a compreender o quanto Deus age quando alguém se dispõe a estar em suas mãos e sua fé foi edificada ao ver a ação deste sacerdote soldado.

Eu e você somos sacerdotes (1ª Pedro 2:9), mas também somos soldados e em nosso dia a dia temos que enfrentar lutas, às vezes árduas como se estivéssemos lutando contra dois heróis de Moabe, ou um leão no tempo de neve ou um egípcio. Posso garantir com para vocês que especialmente quando nos dispomos a lutar em favor das crianças estes elementos do mundo espiritual surgem para minar nossas forças e nos desanimar ou até de impedir que oremos e busquemos as crianças.

A maior razão para que o inimigo de nossas almas não queira a salvação dos pequenos é esta: Se uma criança é ganha para Cristo, temos uma vida inteira para servir a Deus, por outro lado se o inimigo perde uma criança para Cristo ele perdeu uma vida para ele escravizar e torturar.

Minha amiga Debora, está fazendo o curso de enfermagem e agora está no estágio em hospitais, clínicas etc. Semana passada ela me contou que seu estágio era numa clínica psiquiátrica do governo do estado e disse que 99,99% dos casos dos problemas psicológicos ali presentes tiveram seu início na infância. Um paciente com 68 anos de idade, sendo que 65 anos envolvido com drogas, aos 5 anos de idade seu pai já tinha dado maconha. Resultado:  o inimigo o levou para um estado crítico mental e o final de sua vida numa clínica psiquiátrica e outros casos que só Deus pode trazer uma solução.

Você compreende por que precisamos lutar com coragem, determinação e ousadia como Benaia, no nosso caso em favor das crianças? Estes casos estão relatados em uma clínica de psiquiatria no estado do Ceará, mas e o que acontece nos outros estados, nas cidades, nos bairros, nas casas de cada criança que não sabemos?

Batalhe em oração em favor da salvação e libertação das crianças do Estado do Ceará e do nosso Brasil. Você encontrará heróis do império das trevas, leão que vive ao nosso redor procurando alguém para devorar. E o mundo que é representado pelo Egito, é preciso desarmá-lo  com um golpe, para acabar com suas atividades na vida dos pequenos.

Acredito que você ama o Senhor Deus dos céus e da terra, então lute em oração em favor das crianças e vá ao encontro delas, pois elas estão nas mãos do inimigo.

A grande benção neste contexto dos valentes de Davi é que por duas vezes no cap. 23 verso 10 e 12 diz que: “...o Senhor efetuou grande livramento...” os soldados só confiaram e foram para a batalha, acredito piamente que Benaia venceu os heróis de Moabre, o leão e o egípcio porque o Senhor estava com ele.

Deus irá fazer o impossível para que as crianças sejam tiradas das mãos do nosso inimigo, mas precisamos interceder e ir.

No livro que Deus escreve a história constará seu nome numa lista de valentes que enfrentaram batalhas desta vida e que por amor a Ele foram ao encontro das crianças em oração e pessoalmente.

Deus o abençoe.

Pr. Carlos Roberto Arndt – Missionário da Aliança Pro Evangelização das Crianças - APEC



[1] Dicionário Aurélio – on line

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Apascenta meus Cordeiros. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.