domingo, 4 de outubro de 2020

ESPADA/PALAVRA

 

                                                 2 Samuel 23:9,10

“E, depois dele, Eleazar, filho de Dodô, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi, quando provocaram os filisteus que ali se ajuntaram à peleja e quando de Israel os homens subiram,
este se levantou e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada; e, naquele dia, o Senhor operou um grande livramento; e o povo voltou atrás dele somente a tomar o despojo.”

O texto menciona que o valente soldado Eleazar estava com Davi novamente em uma batalha ferrenha contra o principal adversário, que na época, eram os filisteus. Sempre em qualquer batalha Eleazar estava ali lutando, defendendo seu Deus, rei e país. Ele era um homem capaz de combater da manhã à noite, sem se cansar, ele fora treinado para isso. Numa destas batalhas, a que o texto se refere, a luta foi tão hostil que ele ficou com a mão “apegada à espada”, pode ter ficado com câimbra, porém isso não o deteve. Flavio Josefo, historiador judeu, sugere que tanto sangue se ajuntou na mão, braço e espada que isso fez a mão apegar-se a espada.

O que podemos notar é que Eleazar era perseverante, porque não era qualquer luta que o faria ficar com câimbra ou mesmo o sangue secar na sua mão e espada ao ponto dele ficar com a mão apegada a mesma, era uma luta que o fez  perseverar.

Os dias atuais estão sendo maus, praticamente em todas as áreas e mais do que tudo carecemos perseverar com a Palavra de Deus que é a nossa espada. Eleazar tinha somente uma espada e com ela ele venceu as lutas somente com ela, ele não tinha outra arma somente a espada. A Palavra de Deus é a única arma que temos para lidar com a nossa velha natureza, inimigo e mundo. Não tem como acrescentar algo a ela a não ser que este “algo” esteja sujeito a ela. Lloyde Johnes no seu livro Combate Cristão diz: “Não há necessidade de coisa alguma em acréscimo a Bíblia, nunca devemos acrescentar-lhe nada. A Bíblia é tudo, é total, é completa. É a revelação de Deus; e devo rejeitar toda e qualquer coisa que se me ofereça como um adendo, ou como uma espécie de suplemento a ela” [1]

Uma das coisas necessária para fazermos com esta arma poderosa que está a nosso alcance, é meditar nela. Você deve fixar em sua mente naquilo que você leu durante sua devocional ou aquilo que você ouviu na mensagem no culto e na EBD, manter a mente ocupada com a Palavra nos momentos em que você esteja livre de alguma concentração quer seja trabalho ou estudo. Se saio para andar, se estou no trânsito, nos afazeres de casa, posso estar pensando naquilo que li ou ouvi sobre a palavra. Por quê? Porque o inimigo é astuto e a mente é uma rota que ele desenha para nos enganar. Se ele conseguir nos enganar correremos risco de cair e a coisa mais elevada do homem é sua mente.

A forma de vencer é usando a Palavra, com perseverança, as vezes vai cansar, dará câimbra como deve ter ocorrido com Eleazar, mas nossa mente e não a nossa mão deve ficar impregnada com a Palavra.

Joao Calvino disse que “Quem não estuda a Bíblia, confunde heresia com a voz de Deus” estudar para poder meditar, pensar nela.

Na Bíblia de recursos da Aliança Pró Evangelização das Crianças tem sugestões de como você pode fazer sua hora tranquila:

AO LER A PALAVRA DE DEUS 

Ø  ORE: Peça a Deus que ajude você a compreender o que está lendo. Ore para que Ele fale com você por meio da Sua Palavra.

Ø  LEIA vários versículos da Bíblia.

Ø  PENSE:

1.    O que o versículo diz?

2.    O que significa?

3.    O que Deus está dizendo para mim?

a)    Há uma promessa?

b)    Há um mandamento a obedecer?

c)    Há algo que Deus quer que eu saiba? 

Ø  ESCREVA:

1.    Copie um versículo ou parte dele que seja especial para você ou aquele que mais gostou.

2.    Tente lembrar durante o dia o que o versículo diz; deixe Deus usá-lo para ajudar você.

3.    Memorize o versículo muito especial.



Ø  ORE:

1.    Confesse os seus pecados.

2.    Louve a Deus por Ele ser Quem é.

3.    Agradeça a Deus pelo que Ele fez e pelo que você aprendeu na leitura bíblica

4.    Ore por outros e por você mesmo.


Efésios 6:17: “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

A Palavra de Deus é nossa espada e não podemos deixá-la de lado, estamos numa luta, esta guerra está quase terminando, sabemos quem é o vencedor, mas precisamos perseverar para que ao ver o nosso Rei, Ele diga que fomos fiéis.

Precisamos usar a Palavra também para nos preparar com o alcance e discipulado de crianças, quanto mais estou afinado e tenho praticado a mesma, estou com mais aptidão de ensinar com autoridade as crianças.

Se cuide, não tenha medo das lutas, o Rei está conosco, mas precisamos lutar, lutar e lutar, até o retorno dEle.

Deus o abençoe.

Pr. Carlos Roberto Arndt – missionário da Aliança Pró Evangelização das Crianças - APEC

 



[1] JONES, D. M. Lloyd, O combate cristão, p. 210

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Apascenta meus Cordeiros. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.