sábado, 10 de outubro de 2020

PAI NOSSO

 


Mateus 6:6-9

Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.
Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome”;

“Oração do Pai nosso” é muitas vezes chamada de oração dominical, isto é: feita aos domingos nas igrejas especialmente por fiéis católicos. Como protestantes, você acha que é necessário orar o Pai nosso? Vou expor algumas razões para orarmos o Pai nosso.

1ª Esta é uma oração que fora ensinada pelo Senhor Jesus.

2ª É uma oração para ser feita não somente aos domingos, mas todos os dias da semana. Alguém disse que a oração do Pai nosso serve para hoje e não para amanhã, porque amanhã você precisa orar de novo.

3ª Ela traz assuntos necessários para o dia a dia. Por isso, todos os dias se faz necessário realizar tais pedidos.

4ª Não pode ser feita com palavras decoradas.

5ª Os assuntos no Pai Nosso são assuntos espirituais, materiais e emocionais.

Os discípulos pedem para Jesus os ensinar a orar quando viram nEle o exemplo de uma vida de oração, consagração, dedicação e dependência em Deus.

Jesus antes de ensinar a orar advertiu seus discípulos para não quererem aparecer como os fariseus, mas buscar a Deus em secreto e “fechar a porta do quarto”. Este último aspecto pode não ser algo literal, mas também tem a ideia de “fechar” o seu pensamento em Deus em qualquer lugar, onde quer que você esteja. E quando puder dentro de suas condições procurar um lugar tranquilo para você conversar com Deus, aí sim pode ser um quarto, uma sala, escritório.

Esta NÃO é uma oração de repetição, onde automaticamente você vai repetir as meras palavras decoradas, mas visto que antes Jesus expos a rejeição de vãs repetições, então Ele, coerentemente, não vai ensinar algo para ser decorado e repetitivo.

Resumindo, Jesus expõe assuntos para serem colocados diante de Deus, e ao meu modo de ver, são assuntos diários.

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso que estás nos céus” Possivelmente os discípulos ficaram muito admirados pelo fato de que até aquele momento eles se dirigiam ao Criador de todas as coisas, como: Deus de Abraão, Isaque e Jacó, Deus todo poderoso, Deus dos exércitos, Deus de Israel, que dava a impressão de um Deus distante, um Deus que você precisava chegar com hora marcada (exagero meu), mas, pensando na realidade deles havia uma certa dificuldade de entender que Deus era tão próximo ao ponto de poder chamá-lo ABBA. A palavra ABBA quer dizer (paizinho) somente as crianças usavam esta palavra para chamar seu pai.

Ninguém, naquele contexto ousaria dizer ABBA dirigindo-se a Deus desta forma.

João na sua primeira carta no capítulo  3:1 diz: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo”.

Jesus dá não só aos discípulos, mas a mim e a você o privilégio de chamar Deus de Pai e o que Ele espera de nós que ao chegarmos à Sua presença, nos acheguemos com confiança de criança, crendo, como uma criança, que Ele vai ouvir e irá responder.

Você já parou para pensar que amor tremendo é este do Criador o sustentador de todas as coisas, Ele te amou e ama e você não somente pode chama-lo de Pai, mas como seu Pai você pode abrir seu coração, contar suas preocupações, confessar suas atitudes erradas, expor seus planos, projetos, receber dEle a direção a ser tomada, decisões a serem vividas, e todos os dias você tem o privilégio de entrar nos santos dos santos (Hb 10:19) e conversar com Ele,

Por isso Jesus diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma”. Assim como Ele cuida do pardal e dos lírios do campo, Ele cuida de você. Os pais humanos no normal não deixam faltar nada para seus filhos e Jesus diz, vocês sendo maus cuidam dos seus filhos que dirá o Pai Celeste.

Ele também nos corrige, embora algumas correções causem sofrimento. Ele faz isso para que o pior não ocorra conosco, nos trata como filhos queridos que precisam de uma repreensão para voltarmos a obedecê-lo. Como diz um cântico contemporâneo: “Deus não desiste de você!”. Não desiste porque somos filhos dEle mediante a obra redentora de Cristo.

Não veja a Deus como um Ser distante, mas O veja como o ABBA (paizinho), alguém muito próximo, muito íntimo, que quer o seu bem e que tem para nós coisas surpreendentes quando estivermos no nosso verdadeiro lar.

1 Coríntios 2:9Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”.

Jeremias 29:11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”.

PENSE NISTO:

            Pr. Carlos Roberto Arndt – Missionário da Aliança Pró Evangelização das Crianças - APEC



 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Apascenta meus Cordeiros. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.