domingo, 1 de novembro de 2020

...seja feita a tua vontade...

 


Mateus 6:10

Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

A vontade de Deus está expressa nos seus mandamentos e está expressa no Sermão da Montanha. Aqui, no Sermão da Montanha Deus olha para o coração do ser humano porque é dele que procede “maus pensamentos, mortes, adultério, formicação” (Mt 15:19) e uma serie de detalhes que precisam ser observados mas do ponto de vista do coração e não da ação, fazer a vontade de Deus é procurar observar estas ordens.

Temos a tendência de sempre questionar à Deus diante de seus Decretos, como se pudéssemos dar um jeito na lei para poder fugir da responsabilidade de cumpri-la. Muitas vezes vem à nossa mente a mesma palavra que o nosso inimigo usou com Eva no Éden É assim que Deus disse?” (Gn 3.1). tentamos dar um jeito para que a nossa consciência fique mais tranquila diante de um erro cometido voluntariamente.

“Seja feita a tua vontade” precisa ser solicitada todos os dias, porque a vontade de Deus e o fazê-la é de valor incalculável. Jesus disse que ela é tão importante, pois quem a faz é como se fosse, seu pai, mãe e irmão (Mt. 12:50).

Tudo que é pautado para minha vida pessoal deve ser pensado dentro da vontade de Deus. Ele não determina o que eu preciso fazer em âmbito profissional. Eu posso escolher ser um empresário, um médico, advogado, juiz, pedagogo, político etc. Mas naquilo que eu escolhi como profissão preciso colocar a vontade de Deus em minhas ações, porque o nome dEle precisa ser honrado em tudo que faço, como vimos em santificado seja o teu nome. Da mesma forma qualquer outra decisão de vida eu preciso observar a vontade dEle, especialmente quando formo uma família. Esta é, sem dúvida alguma, depois da decisão pra Cristo a escolha mais importante em sua vida: Com quem você quer passar a sua vida.

Embora ela - a Vontade de Deus - seja, boa, agradável e perfeita (Romanos 12:2) ela ainda entra em choque com a nossa vontade. Isto porque temos uma luta interna da nossa velha natureza com a Vontade de Deus, por isso é no ambiente familiar que ela deve ser desenvolvida, havendo compreensão, paciência, perdão entre os membros e no ambiente de trabalho da mesma forma, somos tentados a fazer o errado, sob o argumento de que porque todo mundo faz. Lembro de ter conversado com uma empresária de uma gráfica que perdeu um contrato de dois milhões de reais pelo fato dela não aceitar fazer propina com o gerente da empresa que estava contratando serviços da gráfica. Perdeu o contrato, mas, fez a vontade de Deus. Um ex aluno do curso CTPEC exercia a função de advogado e disse literalmente para um cliente que o mesmo precisaria agir com a verdade, porque como advogado ele não tinha a prática de pagar juiz para absolver os clientes. O homem não deu atenção ao nosso amigo (ex aluno) contratou outro advogado e o mesmo depois de dois meses perdeu a causa, mesmo pagando o juiz.

Um rapaz, trabalhava no comercio de atacado de alimentos no centro da cidade, um dia o dono da loja o chamou para vender uma saca de feijão velho. O dono pediu para ele dizer que o feijão era novo, ele disse que não faria isso, o dono disse: “preciso vender este feijão e você vai dizer que ele é novo”. Os clientes entravam na loja viam a oferta do feijão e a pergunta era: “o feijão é novo”? A resposta: “não, não é novo” o gerente da loja foi até o dono e disse que o funcionário cristão não estava colaborando e aquele feijão não estava sendo vendido. O dono do estabelecimento chamou o cristão e perguntou: “você não está dizendo que o feijão é novo?” a resposta: “eu não posso mentir, eu sou crente e o crente não pode mentir” ele foi demitido.

Passou um tempo e o dono da loja descobriu que seu gerente estava roubando sua loja e com os produtos roubados estava montando seu próprio estabelecimento. Despediu o gerente, sentou-se na sua sala e pensou, aonde vou arrumar alguém de confiança que não vá me roubar também. Veio a sua mente o crente, o cristão que mandei embora porque não mentiu a respeito de uma saca de feijão. Ora, se ele foi capaz de não mentir, ele não irá me roubar. Mandou chamar o crente. Resumindo a história: o homem pagou o salário dos meses que o funcionário ficou desempregado, deu o cargo de gerente pagando mais a ele do que ao outro gerente. Deus sempre honra quem faz a sua vontade.

Fazer a vontade de Deus também é buscar as crianças que estão perdidas. Lembro que todas as 3as feiras pela manhã minha mãe saia de casa com seus quase 60 anos de idade e ia numa escola pública, pegava dois ônibus lotados até chegar ao bairro de Cidade Ademar Ali pegava carona com uma prima de segundo grau e as duas iam lecionar aulas bíblicas. Elas entenderam que não é da vontade do vosso Pai Celeste que pereça um só destes pequeninos, durante alguns anos eu a acompanhei lecionando neste mesmo colégio. Existem pessoas que estão todas as manhãs e tardes lecionando aulas bíblicas para as crianças, porque entenderam a vontade de Deus, sem receber nada a não ser cumprir a vontade de Deus.  Se não formos, quem irá? Podemos e devemos estar intercedendo em favor das crianças e interceder por estes que estão à frente do ministério infantil nas escolas públicas. Podemos buscar as crianças nos colégios, nas praças, nos hospitais, nas creches, orfanatos em tantos lugares, podemos ir via internet e alcançar as crianças no sertão cearense e nordestino.

Pedir a Deus que faça a sua vontade está atrelado também em outros fatores particulares da nossa vida. Quando preciso fechar um negócio, aquisição ou venda de um imóvel ou veículo, a enfermidade de um ente querido ou mesmo nós mesmos, enfim outras questões podemos então chegar no Santo dos Santos e dizer diante desta situação “seja feita a tua vontade”.

Pai, santificado seja o teu nome, venha o teu reino e: Pai me ajude hoje a fazer a tua vontade, não a minha vontade, nem a vontade do mundo e muito menos a do diabo, eu quero fazer a tua vontade.

Deus abençoe

Pr, Carlos Roberto Arndt – Missionário da Aliança Pró Evangelização das Crianças - APEC

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Apascenta meus Cordeiros. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.