domingo, 8 de novembro de 2020

O pão nosso

 

Mateus 6:11O pão nosso de cada dia nos dá hoje”;

Parece que Jesus fala do pão no sentido literal, como símbolo das necessidades físicas. Muitos, nas multidões que o seguiam, tinham razão em fazer tal petição.  Um manuscrito irland.s do seculo XI diz: Panem verbum Dei celeste da nobis hodie (Dá-nos hoje. como pão, a Palavra divina do céu). Isso reflete o sentido simbólico do suprimento de pão. que fala da bondade de Deus, ao dar-nos aquilo de que carecemos. Esse pão deve ser suprido diariamente, pois o mana que vinha do céu se estragava a menos que recolhido diariamente.

No comentário feito na Bíblia com reflexões de Lutero, o  pão de cada dia é tudo o que pertence ao sustento e às necessidades da vida, como: comida, bebida, vestes, calçado, casa, lar, campos, gado, dinheiro, bens, consorte piedosa, filhos piedosos, empregados bons, superiores piedosos e fiéis, bom governo, bom tempo, paz, saúde, disciplina, honra, leais amigos, vizinhos fiéis e coisas semelhantes.

Então fica claro que o pedido é algo diário, mas, que Jesus ao ensinar esta parte ou esta petição da oração Ele também nos leva a pedir por outras coisas materiais. Veja bem, o pão é feito do que?, as vezes de farinha, milho, centeio, para eu ter o pão de cada dia, é preciso ter pessoas para plantar cuidar da terra, ou para qualquer alimento, seja cereal, vegetal ou animal, preciso pedir que Deus abençoe o campo, os agricultores, que Deus faça chover na época certa, que haja sol necessário para que a planta ou o grão tenha força para se desenvolver e um dia estar na nossa mesa, penso que quando Jesus pede o pão de cada dia também se refere a quem produz o pão e os nossos alimentos, bem como nossas vestimentas.

Eu não adquiro o pão de cada dia de graça eu preciso pagar o pão (quando digo pão não só o de farinha de trigo mas, tudo que se refere ao nosso alimento) eu preciso pagar este pão, e para isso eu preciso de um trabalho, agradeça a Deus por ter como pagar o pão de cada dia, ore por seu superior no trabalho, o dono da empresa, os funcionários que junto com você fazem a mesma crescer, ore que Deus dê sabedoria para desenvolver com melhor desempenho a sua função, não para aparecer mas, para ser luz e sal se você for um empresário e tiver subordinados, ore por eles, os abençoe, haja com amor, tenha piedade, não faça acepção de pessoas, lembre-se que o seu pão de cada dia também depende deles, sobre tensão ninguém trabalha direito, peça sabedoria a Deus para cuidar da sua empresa e de forma especial os que nela trabalham. Caso você seja autônomo, que Deus abençoe seus negócios, que as pessoas que você tem contato, sejam abençoadas e de certa forma compreendam o amor de Deus por elas e vejam a imagem de Cristo em você.  Ore por saúde, você precisa de saúde, ninguém come o pão de cada dia com prazer estando doente, ou com preocupações, ou mesmo com um ente querido enfermo.

Estamos sujeitos a um governo, a empresa que você trabalha precisa pagar impostos, ore pelo governo, Lutero diz que ninguém consegue comer o pão em clima de guerra, em clima de desemprego, com inflação altíssima. Por isso a Palavra nos orienta a interceder por quem está investido de autoridade (I Timóteo 2:1-2) para que haja paz e essa paz reine para que o pão seja alimento apropriado para nós com clima de paz e não de confusão. Que haja decisões  corretas nas leis, para isso algumas coisas nós precisamos lembrar, que o estado é laico, isto é ele não está para servir um determinado grupo de pessoas, ele está para servir todo ser humano que faz parte daquela nação ou que está de passagem por aquela nação, existe a necessidade de orar? Sim! mas também de conversar sobre isso sem discórdias por causa desse ou daquele partido, mas, para chegar a uma harmonia e ver juntos quais as melhores propostas daqueles que governarão nossa cidade, estado e país. Charles Spurgeon diz: “só os tolos acreditam que política e religião não se discutem. Por isso os ladrões permanecem no poder e os falsos profetas continuam a pregar”. Isso que Spurgeon disse é sério, por que é sério? Porque dependendo para quem seja seu voto os anos em que esse político estará no poder deverá ser respeitado e dentro de uma decisão tomada pelo mesmo. Assim podemos e devemos verificar se o que foi proposto pelo governo está condizente a constituição. As normas bíblicas elas são para o povo de Deus cumprir e aquele que não faz parte da família de Deus como ele poderá observar se ele nem conhece o Deus vivo e verdadeiro. Por isso precisamos orar, conversar para que sejamos conscientes na decisão de voto, lembrando que o Estado é laico. Mas, o que é Estado Laico? “Um Estado é considerado laico quando promove oficialmente a separação entre Estado e religião. A partir da ideia de laicidade, o Estado não permitiria a interferência de correntes religiosas em assuntos estatais, nem privilegiaria uma ou algumas religiões sobre as demais. O Estado laico trata todos os seus cidadãos igualmente, independentemente de sua escolha religiosa, e não deve dar preferência a indivíduos de certa religião.

O Estado também deve garantir e proteger a liberdade religiosa de cada cidadão, evitando que grupos religiosos exerçam interferência em questões políticas. Por outro lado, isso não significa dizer que o Estado é ateu, ou agnóstico. A descrença religiosa é tratada da mesma forma que os diversos tipos de crença”.

         A Constituição brasileira dá o direito de liberdade religiosa.

CONSTITUIÇAO BRASILEIRA

TÍTULO II

Dos Direitos e Garantias Fundamentais

CAPÍTULO I

Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos

VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

VII – é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

Precisamos entender que ao orar que Deus abençoe um governo, este governo precisara olhar para todos os aspectos religiosos sem acepção, por causa da laicidade que ele tem. Deus faz assim, Ele faz chover tanto para justos e injustos, (Mateus 5:45), Ele é imparcial na questão de cuidado com o ser humano aqui neste mundo.

Orar “...pão nosso de cada dia dá-nos hoje...” promove uma serie de pedidos ao nosso Amado Pai, que nos ama e atende as nossas orações.

Deus o abençoe.  

Pr. Carlos Roberto Arndt – Missionário da Aliança Pró Evangelização das Crianças - APEC

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Apascenta meus Cordeiros. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.