quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

José e Maria

 

Lucas 1:26-38

E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,
A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria está.
Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;
Porque para Deus nada é impossível.
Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela”
 

Mateus 1:21

“Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.”

 

Acredito que Maria e José receberam uma visão ( dada por Deus e a partir do cumprimento deste prenúncio, partiria as outras visões e planos e propósitos que Deus tem para nós como servos e filhos dEle.

Parece que Maria é escolhida a dedo pela Trindade para ser a mãe do Filho de Deus, o anjo Gabriel a aprecia, diz que ela foi bendita (feliz), mas também foi abençoada, consagrada entre as mulheres. Fico pensando que ela era muito especial, muito temente a Deus, zelosa por Ele e para Ele. Com estas palavras aquela moça, talvez saindo da adolescência, ficou perturbada. Por que toda aquela saudação? Deus estava revelando a ela o plano, o projeto para perdoar o ser humano, mas não revelou a forma e como seria isso. Ela entende que daria a luz um filho e pergunta como? uma vez ela não era casada, estava somente noiva. Gabriel confirma para ela que aquele gerado por ela seria chamado filho de Deus, seu nome seria Jesus, porque Ele será rei para sempre, pela eternidade, e se sentaria no trono de Davi.

Maria pergunta como isto aconteceria e Gabriel explica que o Espírito Santo desceria sobre ela e abrigaria no seu ventre o Filho de Deus e por ser filho de Deus gerado pelo Espírito Santo, Ele também seria santo.

Maria diz: eis aqui a tua serva, cumpra-se em mim segundo a tua vontade.

Maria guardou no seu coração e os fatos foram acontecendo.

Às vezes, temos um projeto e recebemos a direção clara de Deus para aquela visão, para aquele projeto, porém isso irá requerer de nós a humildade de saber que a vontade de Deus será realizada na nossa vida.

O plano soa bem e vai dar certo, ela foi até a casa de Isabel sua prima e ficam cheias de alegria. O que talvez Maria não contava era com a reação do seu noivo José que, por enquanto, não entende. O evangelista São Mateus diz que José, por ser justo e ele não querendo difamar sua noiva, planejou ir embora. Ele deve ter pensado: “o que aconteceu? Que história é essa de anjo? Ele realmente não entende”.  

Então Deus manda o anjo Gabriel falar com José em sonho. O anjo diz:  “não temas receber a Maria, ela falou a verdade! o que está nela, o menino, foi gerado pelo Espírito Santo ela terá um filho e você o chamara de Jesus porque Ele salvara o seu povo dos seus pecados.”

A bíblia não nos diz, mas no livro “O Jesus que eu não conheci” do autor Philip Yance faz umas ponderações de possíveis situações que não sabemos e não temos parado para refletir. Os dois, tanto Jose como Maria, tinham pais, parentes, e como explicar que foi um anjo que deu a notícia que ela engravidou pelo poder de Deus. “Como assim? (pode ser que seus pais a questionaram): Maria, explique isso direito, como você ficou gravida sem ter contato com um homem? Um anjo falou com você? Difícil de acreditar, não é? José, meu filho! Sim, conhecemos Maria já um bom tempo ela é de boa família, zelosa, não sabemos como isto aconteceu, mesmo assim você vai se casar com ela? José deve ter explicado: Pai, mãe eu tive um sonho, o que Maria disse é verdade.”

Dependendo do plano da visão que Deus lhe dá as vezes é difícil convencer a família, a igreja, as vezes só o tempo e por mais que você fale, Deus disse assim, Ele confirmou pela palavra, pelas circunstâncias, sempre vai ter alguém que fica com um pé atrás.

O plano de Deus segue, penso que Deus não explicou tudo para os pais de Jesus, o que a Bíblia diz é que Maria, guardava no coração (Lucas 2:19). Esse “guardar” no coração não quer dizer que teve uma resposta, “guardar” no coração porque foi Deus quem falou e acredito que Ele é fiel.

Penso que, nem sempre Deus vai explicar tudo para nós, se Ele não explicou para Jose e Maria, quanto mais para nós!

Algumas coisas podemos avaliar a respeito do nascimento do Messias, Gabriel disse que Ele se assentaria no trono de Davi e que seu reinado não teria fim. Humanamente pensando, Ele vai ser rei, deve nascer num palácio, não sei se Maria e José pensaram da mesma forma, porém não num palácio, talvez num hotel, numa casa, quando vão para Belém, fazem planos de quando chegarem tomar um banho, procurar uma alimentação mais tranquila não como foi a da viajem, parando e comendo a beira de uma estrada.

A cidade de Belém estava com muita gente, famílias e mais famílias estavam ali. José deve ter ficado preocupado porque sabia que o bebê nasceria naqueles dias. Você pode imaginar? O Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Deus que se fez homem não tinha lugar para nascer. E Jesus vem ao mundo de uma forma inesperada, quanto ao local, não foi num palácio, não foi numa mansão, não foi numa casa confortável, muito menos em um hotel cinco, quatro, três estrelas, ele nasceu humildemente numa estrebaria. Vou lembrar que Maria guardava estas coisas no seu coração e, acredito. José também.

Quando as coisas estão ocorrendo de uma forma que você não planejou, guarde no coração, ore, dizendo: “obrigado porque sei que estas no controle.”

Houve festa no céu, anjos cantaram de alegria, milícias de anjos cantaram (como eu queria estar lá, junto com aqueles pastores!) para um grupo de pessoas cuja profissão não era bem vista pelos judeus - pastores de ovelhas - a primeira visita que Deus que se fez homem recebeu, não foi do líder da cidade, não foi do líder religioso, não foi do homem mais importante de Belém, foi de um grupo de pastores humildes, nem presentes trouxeram, mas, sim uma gratidão a Deus porque o descendente nasceu. Jesus nos dá uma grande lição, mesmo no seu nascimento e depois no decorrer da sua vida até chegar a ser um adulto, Ele foi humilde.

Às vezes, nos empolgamos tanto com aquilo que Deus nos direcionou que não cuidamos com a altivez e corremos o risco de acharmos que somos os melhores. Quando Jesus que poderia reivindicar alguma coisa não o fez para dar exemplo.

O Rei dos reis, o Senhor dos senhores agora está neste mundo com um corpo humano, como uma criança a disposição de um homem e uma mulher tementes a Deus. Depois de dois anos Ele e seus pais recebem a visita de 3 homens sábios vindos do oriente. Eles trazem presentes ao pequeno Jesus, agora estão numa casa, àqueles homens se prostram diante da criança. Maria e José guardam no coração e aqueles homens dizem palavras que fazem os dois refletirem na proposta de Deus, “vimos a estrela do oriente, que anunciou o nascimento do rei dos judeus”, confirmada a palavra de Gabriel: Ele é rei! Depositaram diante da criança seus presentes, ouro, incenso e mirra. Estranho presente para uma criança. Vão embora repletos de alegria, diziam: vimos o Rei dos reis! Mas, naquela noite José é despertado por um sonho onde Deus ordena que eles façam uma viagem para o Egito, obedecem naquela madrugada vão embora para uma terra distante, assim que saem chegam soldados do rei Herodes procurando o Rei dos reis e Herodes ordena um massacre de crianças abaixo de dois anos de idade. O Rei dos reis precisa fugir para não ser morto. Talvez Maria e José pensem por quê? Não sabem que por trás de tudo o nosso inimigo número um diabo (adversário) que descobre que ali em Belém está o Descendente que esmagaria a sua cabeça.

Em alguns momentos desta responsabilidade que ambos tem de criar o filho de Deus, Deus proporciona lances que fizeram lembrar da visão, da promessa feita. Com os magos eles lembram de que o filho seria rei (Mateus 1:12). Um tempo antes levaram o menino para apresentação no templo e um homem chamado Simeão e uma profetisa chamada Ana lembram que Ele seria salvador. (Lucas 2:1-38).

Amigos, não é assim que ocorre, parece que o plano vai deslanchar, vai correr 100 %. Deus dá uma prova que estamos no caminho certo e depois parece que voltamos à estaca zero, se era rei, filho do altíssimo, nascer numa manjedoura e por que fugir?

Passam alguns anos o instrumento de satanás (Herodes) morre e Deus ordena que voltem, não para Belém nem para Jerusalém, a ordem é ir para Nazaré. Nazaré não era uma cidade bem vista, era cheia de falcatrua, pessoas com problemas morais etc. prova disso que Natanael questiona em determinado momento “de Nazaré pode vir alguma coisa boa”. Mas foi para lá que o Rei dos reis foi. Ali Ele foi criado, dali Ele foi para Jerusalém, nos dias de festa, onde no retorno os pais o procuram por todos os lados e depois de dois dias o encontram no templo, falando das coisas de Deus.  Eles tem uma outra prova de que o plano de Deus estava sendo executado.

O caso de José e Maria é específico, isso aconteceu uma única vez, porque não tem mais como se repetir, isto porque o messias veio e foi criado por esta família que obedeceram a Deus, guardaram no coração o que não entendiam e o que compreendiam também. Especialmente Maria e o objetivo de Deus foi alcançado.

 Através da história de Jesus com seus pais, o que Deus nos mostra é muito profundo, às vezes não compreendemos, mas na sua infinita misericórdia Ele vai mostrando fatos, palavras que nos dão um norte, estou indo na direção certa. Deus usou pastores, magos (reis do Oriente) um ancião uma profetisa, palavras do próprio Jesus para confirmar para Maria e José que o que foi dito pelo anjo e estava se cumprindo. O que nos deixa com um desempenho melhor diante desta vida é ter como exemplo José e Maria, eu e você precisamos temer a Deus, amá-lo, ser humildes, obedecer e guardar no coração aquilo que não entendemos.

Deus os abençoe

Pr. Carlos Roberto Arndt – Missionário da Aliança Pró Evangelização das Crianças - APEC

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Apascenta meus Cordeiros. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.