terça-feira, 15 de dezembro de 2020

TEMPO OPORTUNO

 


Gálatas 4:4

“vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei”,

O tempo oportuno chegou, e o filho perfeito de Deus nasceu, nasceu debaixo da promessa de ser o Rei e de se assentar no trono de Davi eternamente.

Como foi maravilhoso para Maria e José verem o menino crescer, ver o menino ter sabedoria, mas, guardavam, no coração aquilo que Deus os havia dito por intermédio do anjo Gabriel

Quando o menino deixa de ser menino e se torna homem, eles entendem que o caminho era outro e talvez não aquele que eles imaginaram dEle ser um opositor de Roma e literalmente sentar-se no trono de Davi.

Não sei o porquê, mas, depois do ocorrido do templo quando Jesus está ali conversando com os sacerdotes, isto com 12 anos de idade, a bíblia não menciona mais sobre Jose, não sabemos se ele morreu ou seu nome não era citado por não ter necessidade.

Maria sente que algo irá acontecer, eles estão numa festa de casamento e o vinho faltou, e Maria então conversa com seu Filho o Sr. Jesus, e depois diz “fazei tudo que Ele vos disser” e ocorre o primeiro milagre e da inicio uma serie de milagres durante 3 anos que fica claro Ele era o filho de Deus.

Maria não reivindica a Deus a promessa dEle ser rei e de se assentar no trono de Davi, ela poderia perguntar “o Senhor não disse que Ele seria rei? Por que Ele não assume ser rei?” vejo muita gente reivindicando bênçãos que Deus nem prometeu, e vão na Palavra, buscam profetas, querem uma resposta de Deus como se Ele fosse obrigado a dar, como falei as coisas de Deus são profundas, muito profundas, profundas e eternas, as vezes podem se cumprir na eternidade, o que muitos não entendem é que o plano de Deus foi nos salvar, nos perdoar e reconciliar a nossa vida com Ele, os bens materiais Ele pode nos dar, mas, não podem ser o valor principal  da nossa vida.

O ministério de Jesus, foi totalmente diferente do proposito de reinar na terra e derrotar o Império romano, Ele escolhe homens que a religião judaica não aprovou para ser rabinos.

Numa palestra dada pelo Camp Brasil a respeito de discipulado, o preletor (Canadense) não me recordo o seu nome, mas, ele disse que na sociedade judaica no contexto de Jesus o grande sonho das famílias era que um dos filhos (homem) fossem rabinos  e isto era o sonho de todo adolescente da época, quando completavam uma certa idade, faziam o que seria uma espécie de vestibular, se fossem escolhidos passariam uma época sendo discípulos de um rabino para que no futuro se tornassem também rabinos, os discípulos de Jesus, todos, sem exceção, foram reprovados e a opção caso fossem reprovados seria escolher uma outra profissão.

O Filho de Deus, o descendente, forma seu grupo de discípulos com homens que foram reprovados pela religião, você entende que os planos de Deus são diferentes dos nossos planos, homens talvez que nenhum seminário chamaria para o ministério. Possivelmente Maria ouvia os comentários, as palavras ditas a respeito do seu filho, cuja promessa foi sentar-se eternamente no trono de Davi e agora escolhe homens que não foram aprovados pelos rabinos do templo.

Nunca duvide do chamado de alguém, se alguém disser tenho planos de me envolver no ministério, ore e diga para Deus fazer a vontade dEle na vida desta pessoa.

Você percebe que todo este tempo Maria está ainda guardando no coração as promessas que Deus fez por meio do anjo Gabriel.

Jesus começa seu ministério, curando, libertando, ressuscitando vidas, e promovendo o reino dos céus, se você ler com atenção as curas e libertações que Jesus fez, sempre tinha uma palavra de: “sua fé te salvou, vai em paz perdoados estão os teus pecados, aquele que crê em mim ainda que morra vivera”, e não de prosperidade, entende? e seus ensinos? Eles foram além do que os rabinos poderiam ensinar, porque Ele ensinava com vida e não somente com conhecimento, “não andeis ansiosos de coisa alguma, fiquem contentes com o que vocês tem”, mas, onde está a manifestação de ser rei, de sentar no trono, por enquanto só aparece a de salvar, de perdoar, mas, mesmo assim a sua mãe guardava no coração, todas as palavras, os fatos enfim tudo, como mencionei em outra ocasião Deus não deu detalhes para ela, simplesmente os fatos foram ocorrendo.

Israel era uma nação, e como tal queria ter sua independência, os romanos chegaram nas cidades, vilas, adentraram ali, mataram os habitantes e os que não foram mortos, precisaram se submeter ao Império que dominava o mundo, havia um grupo de homens que planejavam dar um golpe, eram os zelotes eles promoviam, terrorismo contra os romanos, e faziam planos para que um novo rei assumisse novamente o reino de Israel, clamavam a Deus por liberdade, como seus antepassados fizeram no Egito, e quando alguns especialmente os discípulos de Jesus viram, apalparam, ouviram o Messias, parecia que haveria de surgir um novo Israel, um novo Davi.

Até que eles ouvem o sermão da montanha e uma das coisas que ouviram que talvez não esperassem ouvir daquele que seria na visão deles o futuro rei de Israel, e Maria também porque ela recebeu a promessa de que Ele se assentaria no trono de Davi foi o seguinte. Jesus diz para amar os inimigos e orar por aqueles que os persseguem.

Confesso que se eu estivesse ali, ouvindo as palavras do Messias, eu iria ficar confuso, não ira de imediato entender, mas, procuraria digerir aquelas palavras, muitas coisas ocorrem comigo, que eu não entendo, não sei por que Deus permitiu e nem consigo explicar, o que estou fazendo é guardando no coração e digerindo o que ocorre para eu ser mais parecido com Cristo.

E Paulo diz, que na plenitude dos tempos, na perfeição, Ele mandou seu Filho, nascido de mulher, e sob a lei.

Deus não é somente Soberano, Ele também é Sábio, a plenitude dos tempos aconteceu, mas foi planejada na criação, no Edem, é difícil de entender, mas, foi tudo planejado naquele contexto, e quando Deus achou por bem enviar Jesus, a história foi dividida entre antes de Cristo e depois de Cristo, porque o tempo havia chegado. Uma mulher tem um menino nos seus braços, coloca o mesmo deitado numa manjedoura dentro de uma estrebaria, ali ao mesmo tempo feliz, lagrimas de felicidade, por ser mãe de uma criança cujo anjo Gabriel diz ser Filho de Deus, passam 33 anos com Ele, sendo que os últimos 3 anos, as vezes juntos, as vezes ouvindo comentários.

E termina aos pés de uma cruz, derramando lagrimas não de alegria, mas, de tristeza, mesmo se soubesse o porquê daquele momento, derramaria lagrimas perguntando, não podia ser diferente?

De forma alguma quero enaltecer Maria, mas podemos respeitar sua vida e tomar exemplo das suas atitudes.

1.    Guardar no coração aquilo que eu não entendo, mesmo que seja o mais absurdo acontecimento, Deus está no controle.

2.    Ela foi humilde e respeitou a vontade de Deus obedecendo o sr Jesus. Temos liberdade de apresentar nossas dúvidas, mas sempre sabendo que quem está no controle é o rei dos reis.

3.    Maria deve ter compreendido todo o plano de Deus, depois do Pentecostes, onde o Espírito Santo, foi derramado para todos que creem, ela creu e foi cheia do mesmo. Eu e você entendemos justamente por que o Espírito Santo nos convenceu e agora habita em nós.

4.    Aquilo que você faz ou deseja fazer em termos profissionais, Deus o quer abençoar com certeza, mas, o objetivo dEle é que no seu dia a dia naquilo que Ele te abençoou você encaminhe as pessoas ao seu redor aos pés da cruz, ali elas irão encontrar total felicidade, paz, perdão e certeza de eternidade com Deus.

Ele, Jesus é o REI dos reis e SENHOR dos senhores, sempre foi, mas, mostrou todo seu amor por nós se sujeitando até morte de cruz, hoje está assentado a direita do Pai, aguardando o som da trombeta quando descera nas nuvens para nos levar. Foi para esse fim que Ele veio, para que pudéssemos morar eternamente com Ele e o Deus trino.

Maranata!!! ORA VEM SENHOR JESUS!!!

Deus lhe abençoe

Pr Carlos Roberto Arndt – Missionário da Aliança Pro Evangelização das Crianças - APEC

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Apascenta meus Cordeiros. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.