terça-feira, 20 de julho de 2021

Porque o templo tremeu?

 

Atos 4:31E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus”.

O que fez o templo tremer? Pensando em fatos espetaculares e sobrenaturais, o que muitos tem buscado nos dias de hoje e não se pode afirmar que algo do tipo não possa ocorrer.

A igreja vivia a alegria de ter compreendido, por orientação do Espirito Santo, aquilo que Jesus havia feito por eles e por nós através da sua morte e ressurreição concedendo o perdão dos pecados. “Nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus”, Rm. 5:8, dando o direito de entrar no Santo dos santos e em uma eternidade com Deus.

O fato é que isso mexeu com aqueles que tinham a vida baseada na religião e não em Deus. O que ocorreu foi uma tremenda perseguição por causa do nome de Jesus, e para provar que era Deus que estava concedendo o perdão através de Cristo, a mensagem vinha acompanhada com milagres e curas, mas, sempre seguida pela mensagem de arrependimento.

Resultou que muitos dos apóstolos foram presos. Dentre eles, João e Pedro, e consequentemente uma ordem dada pelos oficiais da religião: pediram, como uma exigência destes líderes, que o nome de Jesus não fosse mais pronunciado.

Como negar o nome daquele que deu sua vida para perdoar pecados? Como negar o nome daquele que solucionou um problema físico, emocional e principalmente espiritual? Não era possível negar a Cristo.

Quando Pedro e João foram libertos, eles foram ao encontro dos irmãos que se reuniram no templo e contaram o ocorrido. Como resposta, a igreja – o corpo do Senhor Jesus – ora e pede poder a Deus para anunciar o nome de Jesus.

Fico pensando nas reuniões de oração que temos em muitas igrejas. O que se pede para Deus? Entendam não estou dizendo que é errado pedir, por exemplo, por saúde, por finanças, por trabalho etc. Mas, eu pelo menos nunca ouvi a igreja pedir poder para testemunhar. Existe uma luta contra alguns padrões éticos e morais que a igreja tenta impor ao mundo, mas, o mundo jaz no maligno e o mundo não entende as ordens, os mandamentos e os pedidos que Deus faz nas Escrituras. A Bíblia é uma carta escrita de um pai para seus filhos, e quem está no mundo não vai se submeter às ordens escritas nas Escrituras. Todavia, serão julgados porque não creram no nome do Senhor Jesus (Jo 3:36) e não porque fizeram ou deixaram de fazer algo.

A vontade de Deus é que a igreja peça poder para testemunhar. Entendam: poder para falar de Cristo, poder para anunciar o Evangelho, poder para mostrar ao ser humano que Deus o amou de tal maneira que deu Seu Filho, para que todo o que nEle crê não pereça, mas, tenha a vida eterna. (João 3:16), e não outro poder. Jesus disse para os discípulos em Atos 1:8, que receberiam poder do Espirito Santo para testemunhar.

Ore por suas necessidades, mas, ore para Deus dar poder para testemunhar com palavras e com ações, vindas pela obediência à Palavra dEle.

A oração veio baseada na Palavra de Deus. Nela, reconheceram quem é Deus: Soberano, criador dos céus e da terra, e que por ser a única verdade o mundo persegue o nome de Jesus através de autoridades religiosas e civis, porque o mundo é inimigo de Deus.

Paulo, ao escrever a Timóteo na sua segunda carta, no capítulo 3:12 diz que aquele que quer viver piedosamente em Cristo será perseguido. Isto quer dizer que, no momento em que eu levo a vida com Deus a sério e quero servir a Jesus, a perseguição vem. Não preciso estar num país que proíbe a pregação do Evangelho, uma vez que pode ser que a perseguição ocorra na família, no trabalho, na faculdade, na própria igreja, etc. É preciso estar preparado para isso.

A igreja não pede para Deus destruir o inimigo, isto é, acabar com o problema. Jesus diz para orar por aqueles que nos perseguem, o que está escrito em Mateus 5:44. No contexto da igreja primitiva, quem perseguia a igreja eram as autoridades judaicas, e os romanos. Eles constituíam-se como inimigos de Cristo.

Você já observou a saudação do apostolo Paulo a igreja de Filipenses? “Todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César”. (Filipenses 4:22)
 
Você sabe quem eram os da casa de Cesar? Eram os soldados que ficavam acorrentados junto com os prisioneiros e, enquanto faziam a guarda do apóstolo, ouviam com poder o testemunho da palavra através de Paulo e tomavam a decisão ao lado de Cristo, o Senhor. É preciso poder para testemunhar para um parente incrédulo, zombador da Palavra. Também é preciso poder para testemunhar para uma sala na universidade, na qual a presença maciça é de agnósticos ou ateus. É preciso poder para testemunhar para pessoas numa empresa cujo objetivo é só o capital, ou seja, o dinheiro/lucro. Não peça para Deus remover, mas, peça para Deus lhe dar poder.

A igreja primitiva não pede proteção a Deus, e sim, pede autoridade, ousadia, intrepidez para falar e dar testemunho sobre Cristo.

É este o poder que precisamos para falar de Jesus às crianças que estão sendo massacradas com ideologias mundanas e satânicas.

Então, porque o templo tremeu? Porque a oração foi feita com a total aprovação e vontade de Deus, e aquilo que pediram foi concedido por Deus. O Espirito Santo encheu aquelas pessoas com poder para testemunhar e elas saíram dali cheias do Espirito Santo, testemunhando que Jesus é o Cristo, o Salvador.

Deus abençoe!!

Pr. Carlos Roberto Arndt

Missionário da Aliança Pró-Evangelização das Crianças - APEC

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Apascenta meus Cordeiros. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.