sábado, 14 de agosto de 2021

A LEI

Salmos 119:18  “Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei”.

Passamos pela dispensação da Lei e vivemos na dispensação da Graça, mas, isso não implica em não cumprir mais a Lei. Sim, ela ainda deve ser precisa em conduzir a nossa vida dentro da vontade de Deus. Ela não vai nos levar à eternidade, porque somente Cristo nos conduz a uma vida eterna com Deus. Mas, ela irá mostrar como agir e quais atitudes devem ser tomadas quando for necessário tomar alguma posição referente a comportamento cristão.

Algo a ser observado quanto a Lei: Deus precisa abrir nossos olhos ou desvendá-los para que vejamos a Lei como o Senhor a vê. Na escrita ela é rígida, “olho por olho, dente por dente” (Êxodo. 21:24), funcionava assim: se alguém fazia um mal, a você esse alguém teria que sofrer o mesmo mal, “olho por olho”. No entanto, Jesus diz que antigamente era assim, mas, daqui pra frente é necessário se alguém te bater do lado direito você oferece o esquerdo, mas, também diz que se você odiar, você já é considerado assassino aos olhos de Deus, conforme 1º João 3:15.

Pela Lei, todo aquele que cometesse adultério e assassinasse alguém deveria ser apedrejado. Aos olhos de Deus, Davi não foi condenado à morte, porque Deus olhou o coração dele. Você pode pensar: Mas, Davi agiu mau, foi perverso, egoísta etc. E concordo com você! Mas, ele passou treze anos de sofrimento, angustia, dor para não falar do ano em que ele ocultou o pecado quando disse, em Salmos 32:4, que a mão do Senhor pesava sobre ele. Mesmo depois de confessado, vieram as consequências: treze anos de sofrimento; Deus poupou a sua vida da morte por apedrejamento, mas, não o poupou de carregar as consequências do seu erro.

Precisamos ver a Lei à luz do olhar do Deus todo poderoso, porque eu posso fazer algo, como condenar alguém quando Deus quer dar outro tratamento. Alguns são muito legalistas e dizem “está escrito assim, precisa ser assim”. Nem sempre, Deus vai agir conforme está escrito, e estava escrito que não se podia trabalhar no sábado. No entanto, Jesus curou varias vezes no sábado, seus discípulos apanharam espigas de milho em um sábado (Marcos 2:23-24), trouxeram uma mulher pega em flagrante adultério, e falaram para Jesus a lei diz: que ela deve ser apedrejada (João 8:4-7). No entanto, Jesus a perdoou. Existe um erro muito grande de ver a Lei conforme está escrito, pois é preciso ver como Deus a observa, e isso somente acontece quando estamos bem próximos dEle. É preciso estar em concordância com aquilo que Ele irá falar ao coração sobre o que fazer, como agir, o que falar, antes de decisões profundas para a disciplina ou tratamento de alguém. É preciso ter a mente voltada para o olhar de Deus.

Deus falou “precisa ser feito”? Mas, Ele pode mudar de plano? Ele pode ver a questão da obediência. Veja o exemplo de Abraão, em Gênesis 22:1-19: Deus pede para o patriarca pegar o filho da promessa, seu único filho – Isaque – e levar para ser sacrificado no monte Moriá. Você levaria? Nesta época não existiam Os Dez Mandamentos e o que Deus falava era Lei, isto é, era fato consumado. 

Abraão não sabia que Deus iria mudar de plano, Abraão foi convicto de que aquilo era obediência, mas, tinha fé suficiente para depois do sacrifício crer que Deus ressuscitaria Isaque, porque Isaque era o filho da promessa, conforme vemos em Hebreus 11:17-18. Então, numa ordem lógica, Deus disse para Abraão que ele seria pai e, a partir de seu filho, uma nação seria formada. Depois Deus pediu esse filho em sacrifício e Abraão levou seu filho para ser sacrificado, crendo que Deus o ressuscitaria. Pode ser que até aqui eu e você, com muito sacrifício, obedeceríamos a Deus. Às vezes, algo acontece algo na igreja e você e a liderança da igreja, pela Lei regida na Palavra dão o veredito, mas, não tem um tempo de buscar a Deus de conversar com Ele pedir a melhor saída etc. Ou uma decisão pode ser tomada quanto ao futuro: a um relacionamento, profissão etc. você entende que aquilo Deus falou e está falado a qualquer custo precisa ser observado.

O que aconteceu no Monte Moriá? Em Gênesis 22:11-12, Deus falou de novo, dando uma ordem contraria. “Não estendas a tua mão sobre o teu filho”, em outras palavras, não precisa mata-lo. Se fosse você? Você obedeceria? Será que você obedeceria? Ou você diria: “Só pode ser o inimigo, querendo que eu desista da vontade de Deus”, ou, “Deus falou e tá falado, Ele não muda seus planos”, amigo e amiga. Deus não muda. Mas, estamos numa esfera tão pequena, que internalizamos algumas coisas e achamos que aquilo não pode ser a vontade de Deus. Uma professora no seminário que eu estudei dava uma disciplina chamada aconselhamento cristão ela dizia: “cada caso é um caso”. Sim cada situação na nossa vida precisa ser vista como cuidado da mesma forma na vida de irmãos em Cristo na igreja

Essa é a razão de Abraão ser chamado amigo de Deus: era tão íntimo, que foi tão sensível à segunda ordem quanto a primeira. Isto também não dá margem à libertinagem ou à liberalidade. Pelo contrário, precisamos conhecer ao nosso Deus e sermos sensíveis à voz Dele. Precisamos observar seus mandamentos, sim! Mas, precisamos pedir a Deus “abre os meus olhos para eu veja as maravilhas da Tua Lei”. A Lei maior que rege é a Lei do AMOR. Às vezes é preciso uma decisão mais rígida, uma disciplina que é regida pelo amor, outras vezes observar toda uma história e tomar uma decisão como Jesus fez com  aquela mulher que estava prestes a ser morta.

Deus nos ajude a reger a Lei do amor, e ser íntimos do Criador para tomar decisões na nossa vida inclusive na vida de crianças, baseada na perfeita vontade Dele.

Deus abençoe!

Pr. Carlos Roberto Arndt

Missionário da Aliança Pró-Evangelização das Crianças (APEC)

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Apascenta meus Cordeiros. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.