sábado, 21 de agosto de 2021

Se tu estivesses aqui...

 


João 11:21
Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”.

João 11:32Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”.

A certeza que Marta e Maria tinham que seu irmão não morreria se Jesus estivesse ali era certa. Não só tinham Jesus como amigo, mas, acreditavam fortemente que Ele era o Messias, o Salvador prometido. Estavam tão convictas de que Jesus poderia curar o irmão, que mandaram comunicar-lhe que Lazaro estava enfermo (v. 3).

Diante de uma situação que foge do nosso controle, como: enfermidade, relacionamentos, intrigas, decepções e demais casos que nos afligem, sempre recorremos ao nosso amado Salvador, Jesus, pedindo a Sua intervenção. O que, não passa pela nossa mente é que Jesus ao nos ouvir pode por alguma razão (a nós desconhecida) responder de imediato.

Jesus falou a seus discípulos que esta enfermidade não era para a morte, mas, para manifestar a glória de Deus.

Qualquer solução dada a nós seja enfermidade ou outra questão resolvida sempre será para a glória de Deus a fim de que outros vejam e creiam, se Deus faz algo extraordinário sempre tem um proposito - manifestar sua glória e mover a fé daquele que está fraco ou incrédulo na pessoa dEle.

Meu sogro estava muito enfermo. Ao fazer exames constatou-se que sua bexiga estava tomada por um câncer, bem como sua próstata. Chegamos em casa e ele entrou em desespero, e declarava não estar preparado para morrer. Neste dia eu iria iniciar uma campanha evangelística com crianças na igreja Cristã Evangélica em Messejana, (bairro de Fortaleza). Nesta hora eu e a Eva, combinamos com ele de orarmos todos os dias por cura e ler passagens dos evangelhos que tratavam deste assunto - cura. Foi quando ele declarou que se fosse curado entregaria sua vida ao Senhor Jesus, Eva disse para ele, então o senhor já está curado. Todos os dias líamos os textos que tratavam de cura, lembrando que a fé vem pelo ouvir e o ouvir a Palavra de Deus, e orávamos com ele. Com o passar dos dias ele já não sentia dificuldade de urinar, mesmo assim, foi submetido a cirurgia. O médico depois me procura e fala “Foi desnecessária a cirurgia, não sei o que houve porque a bexiga, e a próstata, estavam limpas”. Esta experiência teve um resultado para a vida do senhor Napoleão: ele entregou sua vida a Cristo e pediu o batismo que foi realizado nas dependências do extinto Sítio Maranata e realizada pelo Pr. Joe, por escolha dele. Na verdade, houve ressurreição espiritual, uma vez que seu Napoleão, antes estava morto nos seus delitos e pecados, agora havia sido ressuscitado espiritualmente e colocado nas regiões celestiais juntamente com Cristo.  Dez anos depois deste ocorrido, foi diagnosticado no senhor Napoleão um tumor de pele (melanoma) com sequelas no cérebro, mas, ele não tinha mais medo da morte. Agora, estava preparado e depois de um culto feito no quarto onde ele se encontrava no hospital do câncer, Jesus chamou seu Napoleão e agora ele está com Cristo pelos séculos dos séculos.

Os problemas surgem, quer seja enfermidade ou outras situações, mas, por meio deles Deus usa para nos aperfeiçoar, manifestar Sua glória e mover a fé daqueles que duvidam Dele. Quando Jesus pediu para tirarem a pedra do túmulo, Ele orou e agradeceu ao Pai que sempre o ouvia e disse que, por causa da multidão presente, Ele estava orando para que eles acreditassem que Ele tinha sido enviado pelo Pai (42).

E o impossível ocorreu; o inimaginável ocorreu: um homem que estava na sepultura há quatro dias, cuja irmã disse: “cheira mal”, porque certamente estava em estado de decomposição, saiu do túmulo, somente com as faixas no seu corpo, mas, completamente restaurado. Pense comigo: tudo foi restaurado, pele, carne, nervos, órgãos, sangue... tudo voltou a ter vida.

Amigo(a), se Jesus fez isso com Lázaro e manifestou Sua glória, o que é o seu problema, por pior que seja a sua questão, por mais inimaginável que você possa ver a solução. Temos um Deus que faz o impossível, se estiver dentro da Sua vontade. Por causa disso, o nome dEle será glorificado.

 No verso 45, diz que muitos dentre os judeus, que vieram visitar Marta e Maria, vendo aquele homem sair da sepultura depois de quatro dias ali dentro, creram em Jesus.

Talvez você possa estar perguntando: “Por que estas coisas não ocorrem nos dias de hoje?” Deus é soberano? É! Ele pode fazer um morto ressurgir? Pode, tanto que no último dia na volta de Cristo, Ele fará corpos ressuscitarem, não somente com quatro dias sepultados, mas, com séculos, de dentro de túmulos. Agora, nem todos acreditaram. Você já pensou nisso? Nem todos que estavam lá naquele momento ímpar acreditaram ser Jesus o Messias. Eu fico imaginando: como pode alguém testemunhar presencialmente este fato e não crer?

Algumas coisas precisamos avaliar: o fato foi realizado para uma multidão ver e, desta multidão, muitos creram e pelo fato de crer foram ressuscitados espiritualmente. Outros estavam tão fechados na religião que foram contar para os fariseus o ocorrido e perderam a chance de ressuscitar espiritualmente. Talvez a religiosidade seja o pior dos pecados – no meu ponto de vista, sim – porque a pessoa acha que está bem com Deus quando não está, não consegue enxergar o novo de Deus. Milagres podem acontecer, mas, eles não irão crer. Quando Jesus ilustra com uma história sobre o reino dos céus, Ele fala de Lázaro e o rico. O rico pede depois de morto para que Abraão mande alguém de volta para este mundo, com o intuito de falar aos seus familiares, (Lc 6:31). Abraão, por sua vez, diz: “Se não ouviram os profetas e Moisés, não ouvirão ninguém mais. Porque têm o coração fechado, endurecido.”


É importante lembrar que o milagre tem a finalidade: mover a fé daqueles que estão sem ela e produzir a glória ao nome do nosso Deus.

O que você está passando? Diga como Marta e Maria: “Creio que o Senhor pode, não importa o que seja, pode ser algo tremendamente impossível”. Se for trazer glória para o nome de Deus, pode crer que Ele vai fazer. Afinal, o que é o seu problema perto de um homem que há quatro dias estava num túmulo?

A diferença nossa para Marta e Maria é que elas disseram “se tu estivesses aqui” e para nós o próprio Jesus disse “eis que estou convosco todos os dias”. É só pedir e confiar.

Se tu creres, verás a glória de Deus! (v. 40)

Deus abençoe!


Pr. Carlos Roberto Arndt

Missionário da Aliança Pró-Evangelização das Crianças (APEC)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Apascenta meus Cordeiros. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.