quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

O menino se tornou homem.



 

Lucas 2:8-18

Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:
Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.
Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura". De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor". Quando os anjos os deixaram e foram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: "Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer". Então correram para lá e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura. Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino, e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados.”

          Você gostaria de estar naquela noite junto com os pastores? Que visão esplêndida, que momento ímpar, único, que aqueles homens tiveram, mas, ao mesmo tempo se sentiram aterrorizados. Acredito que não foi um terror de medo de pavor, angustiante, porque ver a gloria de Deus nos dá um certo pavor, porque o dono do universo está se revelando, mas, é maravilhoso.

O anjo entendeu o medo e disse: “não tenham medo, não é castigo de Deus, não é a ira de Deus, é boas novas do Criador a todo ser humano”. Realmente, era algo de grande alegria, pois se tratava da melhor e maior notícia que todo ser humano poderia ouvir, nasceu o Salvador, nasceu o descendente, aquele que esmagaria a cabeça da serpente (Gn. 3:15), nasceu aquele que traria paz entre Deus e os homens, o Cristo – que significa “ungido de Deus” – nasceu o Salvador! Talvez você não saiba ou tenha esquecido: por causa da queda de Adão, no princípio no Edem, ele desobedeceu, e Deus chama a desobediência de “pecado” e, depois de Adão, todos nascemos em pecado. Por isso todos morrem, não só fisicamente, mas, espiritualmente – fato que a Bíblia chama de segunda morte.

Sim, há muita alegria no natal, pelo nascimento do Salvador. Depois de alguns anos – dois anos, aproximadamente – o menino e seus pais recebem a visita ilustre de reis do Oriente, e, no livro de Mateus, precisamente no capitulo 2 onde a história está registrada, a Palavra diz que os magos, ao verem a estrela parar sobre a casa onde estavam, José, Maria e Jesus,  foram preenchidos de grande alegria. Esta época deveria fazer a cada um de nós refletir sobre a nossa situação diante do Criador e o nascimento de seu filho e garanto para você, se você ainda não percebeu o que significa o nascimento de Jesus, garanto que, quando você entender, sentirá paz, consolo e grande alegria – a maior da sua vida.

Anos se passaram e o menino agora não é mais menino. Agora, Ele já é um homem, que inicia sua jornada pela qual ele veio ao mundo: salvar a mim e a você.

Como um bom mestre Ele reúne 12 homens para serem seus discípulos e – ao andar com Jesus – aqueles homens reconhecem que verdadeiramente o Messias, o Salvador, o Filho perfeito de Deus havia nascido. Você consegue ouvir as palavras de Pedro “Senhor para quem iremos tu tens as palavras da vida eterna”, que estão registradas em João 6:68-69? Você consegue ouvir as palavras dos seus amigos dentro de um barco, enfrentando uma grande e perigosa tempestade e depois o Mestre, o Senhor Jesus, dando a ordem para que aquele vento e as ondas se aquietem? E eles disseram... “quem é esse que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Mateus 8:27). Você consegue ouvir o clamor de um leproso, dizendo: “Se tu queres, podes purificar-me” e Jesus diz: “Eu quero”. E, naquele instante, o leproso ficou limpo, como é dito em Marcos 1:40. Amigo(a), este é o menino que nasceu em Belém, por duas vezes, alimentou multidões com poucos pães e peixes. Ele disse para um pai aflito; cuja filha estava muito enferma e depois veio a falecer, e Jesus olha para o pai da menina – que é Jairo – e diz “Crê somente”. Chegando à casa do mesmo, Ele entrega a filha de Jairo com vida, fato registrado em Lucas 8:50. Este é o menino que nasceu e cresce.  Ele leva dois dias para visitar seu grande amigo Lazaro e diz para seus discípulos: “Lazaro morreu, e vou acordá-lo”. E diz para as irmãs do morto: “Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá”. Jesus, por sua vez, chama o morto para fora da sepultura e esse sai completamente restaurado. Este é o menino que nasceu e cresceu (João 8:11).

O que você faria se estivesse ali, vendo todos estes fatos? Seria bom estar na estrebaria, no barco, no campo, nas sinagogas, ouvindo suas mensagens vendo os milagres, mas, tem uma parte da história do menino que se tornou homem que, sinceramente, me incomoda ler e que eu penso duas vezes se queria estar ali. Foi quando meu Jesus foi vendido, foi preso, foi açoitado, condenado e morto. Um jurista disse que esse julgamento foi o mais injusto que houve na história deste mundo. E essa é a razão pela qual eu não gosto de ler foi  algo injusto,  embora eu leia,  Um dia, pensando neste fato, porque gosto e me alegro de ler o nascimento e vida de Jesus e tudo que Ele fez, cheguei à parte onde Ele foi traído e senti meu coração se entristecer, ai  eu descobri o por que não gosto de ler, porque – na verdade – era para eu estar ali, a sentença de morte era minha e era sua também. A injustiça é o Filho de Deus estar  numa cruz sem merecer, mas, cada um de nós sim deveríamos pagar o preço do nosso pecado não sei se seria com morte na cruz, mas, uma morte pior do que esta: a morte eterna, ou seja, eternamente separados do Criador.

Amigo(a), o Salvador nasceu para que um dia cumprir a vontade do Pai, escrita no evangelho de João 3:16: “Porque Deus amou ao mundo (a mim e a você) de tal maneira que deu seu Filho Unigênito (Jesus) para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas, tenha a vida eterna”.  Jesus nasceu para que você e eu fôssemos salvos. Sua prisão e seu julgamento foram injustos aos nossos olhos, mas, aos olhos do Pai esse era o plano para nos salvar, você compreende? Veja o que Paulo escreve à igreja que está em Roma.

Romanos 4:25 “Ele (Jesus) foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação”.

Se a noticia do Seu nascimento nos torna alegres, a sua morte e ressureição nos trazem paz, segurança e alegria uma vez que fomos justificados, porque Ele pagou o preço dos nossos erros. Não preciso temer a ira de Deus, visto que, por Jesus, não tenho debito com Ele. O Seu filho, Jesus, pagou o preço. E o melhor presente que você pode dar a Jesus é toda a sua vida. Dizer todos os dias: “Eu sou teu.”

Deus abençoe!

Pr. Carlos Roberto Arndt

Missionário da

Aliança Pró-Evangelização das Crianças (APEC)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Apascenta meus Cordeiros. Design by WPThemes Expert
Themes By Buy My Themes And Cheap Conveyancing.